Qual é a história da evolução da mulher? Quando pensamos na teoria da evolução proposta pela ciência, nem sempre vem à mente a figura feminina. Cat Bohannon, com doutorado em evolução da narrativa e da cognição, veio esclarecer este cenário tão centrado na evolução masculina, localizando a mulher na linha evolutiva.
Por muito tempo, o corpo masculino dominou os estudos nos laboratórios, e foi só a partir de 2016 que as agências de financiamento dos EUA começaram a exigir que ambos os sexos fossem incluídos em estudos experimentais. Uma rápida pesquisa no Google sobre “imagens da linhagem humana” mostra predominantemente hominídeos masculinos, frequentemente retratados com lanças, clavas ou pastas executivas. Nada de mulheres.
Diante dessa realidade, Bohannon decidiu que era hora de criar um tipo de “manual” para a fêmea mamífera. Um guia que traz à tona como os corpos femininos evoluíram, como eles funcionam e o que significa, de fato, ser mulher.
O percurso evolutivo da mulher
Bohannon introduz um fascinante roteiro, guiando-nos através da história de sete ‘Evas’ – representando marcos evolutivos das mulheres. Começamos nossa jornada com Morganucodon, ou ‘Morgie’, como carinhosamente a chama a autora. Esse início da evolução da mulher aponta para um pequeno mamífero do tamanho de um rato, que viveu há 205 milhões de anos atrás, correndo sob os pés de dinossauros. Ela é a nossa primeira ancestral, que alimentou seus filhos com leite, embora de uma maneira bastante inusitada: suando gotas de leite por sua pele.
Dezenas de milhões de anos depois, evoluímos da Morgie para a era da “Véspera dos mamilos”, possivelmente uma ancestral dos marsupiais, como os coala e cangurus. Aqui, já não temos o leite sendo simplesmente expelido, e o ato de mamar, com a boca do bebê sugando o mamilo, passou a liberar no cérebro da mãe as substâncias prolactina e ocitocina, que são elementos que não só estimulam a produção de leite no tecido mamário como também reforçam o vínculo entre mãe e filho.
Avançando, chega em cena o “bisavô do útero”, e conhecemos a Protungulatum donnae (a ‘Donna’). Um pequeno mamífero do tamanho de um esquilo e possivelmente a ancestral de todo mamífero placentário, que apareceu entre 200.000 e 400.000 anos após a extinção dos dinossauros que não conseguiram se transformar em aves, 66 milhões de anos atrás.
Acontece que o nascimento de jovens completamente formados e vivos não foi algo simples, e os sistemas reprodutivo e imunológico tiveram que passar por uma remodelação total. Então, essa ancestral da mulher de hoje, ao carregar seus pequenos dentro de si, garantiram que seus filhotes tivessem sempre a temperatura certa, como uma incubadora natural. E sem ter um ninho para vigiar, ela podia se dedicar a buscar mais alimentos e garantir que elas e suas crias ficassem a salvo dos predadores que rondavam.
Em um curto período de dois a três milhões de anos após Donna, o mundo viu uma explosão na variedade de mamíferos placentários. Foi como se a natureza tivesse acionado seu próprio botão de “aceleração” na evolução.
Falando em evolução humana, recentemente começou uma especulação sobre uma nova espécie dos nossos ancestrais. Será? Clica aqui pra saber mais!
A percepção dos nossos ancestrais
Mas e quando falamos da evolução do cérebro e da percepção? Aí é que a coisa complica um pouco. E Bohannon se aproxima de questões como: Há realmente diferenças significativas entre os cérebros de homens e mulheres? Aqui, conhecemos Purgatorius – nosso primeiro primata. Com a aparência de um “esquilo-macaco”, esse pequeno e esquisito animal precisava de olhos capazes de identificar frutas amadurecendo e ouvidos para escutar seus filhotes em ambientes ruidosos.
Surpreendentemente, essas adaptações primordiais refletem-se nas diferenças sutis entre homens e mulheres hoje. Geralmente, os homens tendem a ser mais sintonizados com sons graves, enquanto as mulheres são mais sensíveis a sons agudos – especialmente aqueles acima de dois quilohertz, equivalente ao choro de um bebê.
Além disso, as mulheres têm uma ligeira vantagem em habilidades olfativas e raramente são daltônicas para as cores vermelho e verde. Esta particularidade é atribuída aos genes localizados no cromossomo X – e a maioria das mulheres tem dois.
Da Purgatorius, a coisa acelerou, e Bohannon nos conduz através de uma sequência evolutiva da mulher: passando por Ardipithecus ramidus, a mulher que caminhava sobre dois pés na África Oriental há 4,4 milhões de anos; Homo habilis, a Eva das ferramentas, surgida cerca de 2,4 milhões de anos atrás; e chegando ao Homo erectus, a primeira mulher a sair da África há aproximadamente 1,75 milhão de anos.
Ao longo dessas transições, houve um incremento notável no tamanho do cérebro de nossos ancestrais e, em particular, do córtex pré-frontal – ligado a pensamentos, ações e emoções.
Mas quando Bohannon avalia as diferenças entre cérebros masculinos e femininos, encontramos uma revelação: as diferenças funcionais são mínimas. Quando olhamos para habilidades como matemática, linguagem e outras capacidades humanas, os estudos não apontam diferenças significativas entre homem e mulher.
Há também um estereótipo persistente de que o cérebro da mulher é “delicado” e que as mulheres são mais propensas a serem “depressivas, temperamentais ou histéricas”. Mas os dados científicos não sustentam essa generalização. De fato, é verdade que as mulheres são cerca de 12% mais propensas a buscar tratamento para problemas de saúde mental. Mas, Bohannon sugere uma reflexão: será que isso não se deve, em parte, a preconceitos no diagnóstico? Talvez as mulheres simplesmente se sintam mais inclinadas a procurar ajuda e por isso essa possível constatação geral que não parece ter fundamento. É algo para se pensar, não é?
A natural do ser humano
Nos aprofundando mais, Bohannon não evita discussões complexas sobre gênero, argumentando que é o nosso cérebro – e não necessariamente nossa anatomia – que define nossa identidade de gênero.
Todos os tipos de sexualidades e identidades de gênero são, segundo ela, “naturais”, uma vez que são produtos do corpo humano e de sua evolução.
Para concluir sua obra, ela toca em um tópico universal, se aprofundando sobre o que é ser humano: o amor. Outras espécies têm suas próprias formas de acasalamento e laços emocionais, mas o amor humano é distintamente complexo e abrangente. Esta capacidade de amar de maneira tão profunda e variada, argumenta Bohannon, é o que mais nos torna humanos, algo que vai além das barreiras dos aspectos biológicos.
Entender a trajetória da evolução da mulher é uma perspectiva sobre a parte objetiva da nossa história, mas há mais. Mulheres ou não, cada um de nós tem a capacidade de amar, moldando o futuro da humanidade, seja biologicamente, através das crianças que criamos, ou socialmente, pela maneira como colaboramos e amamos uns aos outros. E essa, sem dúvida, é uma reflexão poderosíssima que Bohannon provoca.
Fonte: Nature