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App promete te ajudar na hora de calcular calorias das refeições através de IA

Quando trabalhou com inteligência artificial no Google, Wade Norris liderou uma equipe que criou o app chamado Google Lens, que usa visão computacional para te dar informações sobre qualquer coisa que ele identifica. Mas, adivinha? O Norris não ficou satisfeito e quis ir além do que já tinha criado.

Partindo dessa ideia, ele resolveu unir forças com Scott Baron, um engenheiro de sistemas fera na indústria aeroespacial, para lançar uma startup com uma pegada mais saudável, que impactasse positivamente a vida das pessoas. Foi então que nasceu a SnapCalorie, que usa inteligência artificial para calcular as calorias e o valor nutricional de um prato a partir da foto dele. Legal, né?

App da SnapCalorie promete te ajudar na hora de escolher suas refeições através de IA
Reprodução: Frepik

Investimento milionário em Inteligência Artificial voltado a saúde e bem-estar 

Recentemente, essa startup conseguiu levantar uma bolada de 2 milhões de dólares com alguns investidores, incluindo Accel, Index Ventures, o ex-CEO da CrossFit Eric Roza e a Y Combinator. Antes disso, eles já haviam arrecadado 125 mil dólares em uma rodada pre-seed.

“Nós, humanos, somos um desastre quando se trata de estimar o tamanho da porção de um prato de comida. A SnapCalorie chega pra dar uma força nisso, unindo várias tecnologias e algoritmos de IA”. disse Norris.

Eles não são os primeiros a tentar um app nessa pegada. Outros como Calorie Mama, Lose It, Foodadvisor e Bite.AI já arriscaram, com mais ou menos sucesso. Mas o diferencial da SnapCalorie, segundo o Norris, está nos sensores de profundidade, que eles usam nos smartphones para medir o tamanho da porção, e numa galera de revisores humanos para garantir uma qualidade extra.

“Nossa equipe consegue, em média, reduzir o erro na contagem de calorias para menos de 20%”, garante Norris. “Outros apps até usam IA para rastrear refeições com fotos, mas nenhum deles ajuda a estimar o tamanho da porção – e isso é crucial para diminuir o erro.”

Agora, segura essa!

Segundo Norris, além de usar sensores de profundidade e revisores, a SnapCalorie também desenvolveu um algoritmo capaz de superar qualquer humano na tarefa de estimar as calorias de um alimento. O tal algoritmo, além de identificar os tipos de alimentos na foto, ainda mede o tamanho da porção de cada um para calcular as calorias

E tem mais: dá pra registrar os resultados no diário de alimentos da SnapCalorie ou mandar para plataformas de rastreamento fitness como Apple Health.

Norris confessou que o algoritmo da SnapCalorie pode ter um viés para comida americana, já que a maioria dos dados de treinamento iniciais foi coletada nos EUA. Mas eles estão trabalhando para aumentar esses dados e incluir outras culinárias culturais.

Ainda assim, Norris não se gaba dizendo que a SnapCalorie é 100% precisa. Ele acha que a ferramenta de estimativa de calorias do app deve ser vista como apenas uma peça do quebra-cabeça nutricional.

“Descobrimos que a galera tem cada vez mais interesse em entender o que estão consumindo. E os impactos negativos dos alimentos processados estão ficando mais óbvios a cada dia”, falou Norris.

Norris também deu um destaque especial para outra funcionalidade massa da SnapCalorie: um chatbot movido a ChatGPT. Esse robozinho vai te sugerir refeições de acordo com seus objetivos e preferências passadas. E não para por aí, o banco de dados de valores nutricionais da SnapCalorie dá uma base firme para todas essas sugestões.

Agora imagina só, você tá lá, sem saber o que comer no almoço, aí é só chamar o chatbot que ele te dá uma força, sempre respeitando seu objetivo – seja ele perder peso, ganhar massa ou simplesmente se manter saudável. E o melhor, tudo baseado em suas preferências. Se você não curte brócolis, pode ficar tranquilo que ele não vai te sugerir uma salada de brócolis!

A popularidade da SnapCalorie está bombando. Agora, a empresa está focada em crescer mais ainda, mas Norris garante que o ritmo é “bem conservador”.

“A nossa taxa de crescimento orgânico incrível indica que a nossa proposta de valor tá fazendo sucesso – as pessoas experimentam, gostam e indicam pros amigos e pra família”, finaliza ele.

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