Tem um novo recurso incrível para os assinantes do ChatGPT Plus, a versão premium do chatbot mais badalado do momento: Agora você pode usar o recurso de navegação no aplicativo ChatGPT para realizar buscas no Bing – o buscador da Microsoft.
Até então, no ChatGPT só tínhamos acesso a informações até setembro de 2021, mas com essa novidade, a base de dados expandiu, e passou a acessar informações atualizadas.
A OpenAI, que é uma mega referência no mundo da inteligência artificial, anunciou que seu aplicativo agora tem uma funcionalidade incrível chamada “Browsing”. O recurso permite que o ChatGPT pesquise na internet para procurar respostas para suas perguntas. Mas, tem esse detalhezinho: só funciona no Bing.
Como ativar o Bing no ChatGPT?
Para habilitar o Browsing, é só ir até a seção “Novas Funcionalidades” nas configurações do aplicativo, clicar no botão para utilizar o modelo “GPT-4” no seletor e escolher “Navegar com Bing” na lista suspensa. A melhor parte é que o Browsing está disponível tanto para iOS quanto para Android!
A OpenAI garante que o Browsing é especialmente útil para consultas sobre eventos atuais e outras informações que “vão além dos dados de treinamento original do ChatGPT”. Quando o Browsing está desativado, o conhecimento do ChatGPT fica limitado a 2021.
Claro que a decisão de limitar as habilidades de pesquisa do ChatGPT ao Bing parece um pouco estranha. O motivo? A OpenAI tem uma parceria de peso com a Microsoft, que investiu mais de $10 bilhões na startup. Mas, sejamos honestos, o Bing está longe de ser o único mecanismo de busca disponível.
Tem mais uma novidade, segundo a OpenAI: quando você toca em um resultado de pesquisa no ChatGPT, ele te leva diretamente ao ponto respectivo na conversa. Essa mudança, juntamente com o Browsing, está sendo implementada esta semana.
Falando na combinação de Inteligência Artificial e chatbots…
Recentemente rolou um alvoroço porque o Google anunciou que está com tudo para entrar na briga para dominar a inteligência artificial nos chatbots. Você pode saber mais no nosso artigo sobre o assunto, clicando aqui.
Será que essas novidades disponibilizadas pela OpenAI já foram movimentos em resposta ao anúncio do Google? Não dá para saber, mas uma coisa é certa: pode-se esperar um ritmo frenético na atualização dessas ferramentas por causa dessa corrida para liderar o mercado!
Alguns probleminhas com essa novidade do ChatGPT
Em 2011, uma análise apontou que o Bing estava privilegiando mais resultados relacionados à Microsoft do que links do Google. Recentemente, um estudo de Stanford mostrou que os principais resultados de pesquisa do Bing continham uma quantidade “alarmante” de desinformação.
A Microsoft, sem dúvida, continua a melhorar os algoritmos do Bing. Mas o problema com a nova funcionalidade do ChatGPT é que, quando o Bing falha, os usuários não têm outras opções de buscadores para escolher.
O nosso papel…
Essa nova funcionalidade vem para ajudar nossa rotina, é verdade. Mas as possibilidades de melhor uso das ferramentas de IA dependem da decisão de um ser humano que precisa continuar expandindo seu repertório pessoal.
Além da necessidade de validação do conteúdo por uma pessoa, os textos produzidos pelo ChatGPT, embora inéditos e com certa qualidade, têm alguns padrões que podem ser reconhecidos pelos mais acostumados a usar a ferramenta, além de poderem conter informações falsas ou equivocadas, como mencionado.
Podemos ter no ChatGPT bons insights, algumas possibilidades para “destravar” quando não conseguimos sair do lugar com algumas ideias, mas o que fará a produção final ter ou não qualidade é, sem dúvida, a intervenção de alguém comprometido em superar o trivial entregue por essa inteligência artificial.
É preciso manter o pensamento crítico, é preciso cuidado ao divulgar o conteúdo produzido por chatbots com IA sem uma curadoria adequada… Parece que o melhor resultado sempre vai depender de um ser humano!
Fonte: TechCrunch