Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inteligência artificial da Nvidia transforma vídeos 2D em 3D realistas

Nvidia Research lançou recentemente o Neuralangelo, um novo modelo de inteligência artificial (IA) que utiliza redes neurais para reconstruir objetos em 3D a partir de videos 2D. Desenvolvido em parceria com a Universidade Johns Hopkins, a IA estabelece um novo padrão na reconstrução 3D, gerando réplicas virtuais realistas de edifícios, esculturas e outros objetos do mundo real.

Ao contrário de métodos anteriores, essa nova IA possui a capacidade de traduzir com precisão as texturas de materiais complexos, como telhas, vidros e mármores, resultando em modelos 3D altamente realistas. Essa funcionalidade é muito útil para desenvolvedores e profissionais criativos que desejam criar objetos virtuais rapidamente, usando vídeos capturados por smartphones.

Durante uma demonstração, os pesquisadores da NVIDIA exibiram a capacidade do modelo em recriar objetos icônicos, como a famosa estátua de David, de Michelangelo, e até mesmo objetos cotidianos, como um caminhão de carga. Além disso, a inteligência artificial mostrou sua habilidade em reconstruir tanto interiores quanto exteriores de edifícios, ao exemplificar um modelo 3D detalhado do parque localizado no campus da NVIDIA na região da Baía de São Francisco.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O Neuralangelo utiliza tecnologia de gráficos neurais instantâneos para capturar detalhes precisos, como padrões de texturas, cores homogêneas e variações intensas de cor. A partir de um vídeo com ângulos variados, o modelo seleciona quadros para criar uma representação inicial em 3D e, em seguida, otimiza a renderização para aprimorar os detalhes.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Os objetos 3D reconstruídos por essa IA podem ser importados para aplicativos de design e utilizados em áreas como arte, desenvolvimento de jogos, robótica e gêmeos digitais industriais. Além disso, a Nvidia já disse que tem como objetivo aprimorar ainda mais os algoritmos, buscando estratégias de amostragem mais eficientes para acelerar o processo de treinamento.

Kauê Kauz

Kauê Kauz

Diretor de arte e criação, designer, pesquisador e curioso | FGV - EBAPE 💀
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categorias