Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Carros voadores com Inteligência Artificial? Joby Aviation e Toyota dizem ser possível até 2024

A inteligência artificial está dando a possibilidade para aquelas cenas de cinema de carros voadores se tornarem realidade antes do que a gente pensa. A empresa Joby Aviation, em parceria com a Toyota, está mudando o jogo no campo de mobilidade e transporte.

Reprodução: jobyaviation.com

A Joby Aviation acaba de atingir uma série de marcos que colocam a companhia no caminho certo para entregar sua primeira aeronave elétrica a um cliente até 2024 e comercializar um serviço de táxi aéreo até 2025. A ajudinha veio de um aporte generoso de 180 milhões de dólares da Baillie Gifford, empresa inglesa de gestão de fundos, com mais de um século de história.

A grande novidade é o primeiro eVTOL (veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical) a ser produzido em série. Esse é o terceiro protótipo em escala real desse tipo, e ele é crucial para a realização dos planos da empresa, pois significa que a Joby está a apenas um passo de ter um veículo elétrico aéreo comercialmente viável para o transporte de passageiros. Além disso, a aeronave também recebeu um certificado especial de aeronavegabilidade emitido pela FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA), e isso significa que pode começar os testes de voo.

Dois pilotos da Força Aérea dos EUA inspecionam a aeronave eVTOL antes dos voos pilotados remotamente – Foto: Joby Aviation

Esses avanços significam que a empresa está cada vez mais próxima de alcançar a certificação de tipo com a FAA. Esta certificação indica que a FAA aprova o design e os componentes da aeronave da Joby, e que o projeto está em conformidade com os padrões da agência para aeronavegabilidade e ruído.

Além disso, a empresa já recebeu seu certificado de transportadora aérea Parte 135, que permite à empresa iniciar operações comerciais de táxi aéreo sob demanda.

A Joby tem quase três das cinco etapas necessárias do processo de certificação de tipo em andamento, de acordo com Bevirt, – fundador e CEO da Joby. A etapa final após a certificação de tipo é a certificação de produção, que autoriza a produção em massa dos eVTOLs nos modelos dos projetos aprovados pela FAA.

Além de aviões elétricos, que tal saber sobre as inovações em relação a carros elétricos? Clica aqui e entenda como a Tesla continua se destacando!

Acelerando inovações

A parceria com a Toyota não se resume apenas à linha de produção. A montadora japonesa é a maior investidora externa da Joby, e fornecerá componentes do powertrain e de atuação para a empresa. 

A linha de fabricação piloto dá a Joby a capacidade de fabricar dezenas de aeronaves por ano, disse Bevirt. A próxima etapa é a construção de uma “fábrica de primeira fase” que permite a construção de quantidades maiores de eVTOL. O CEO não disse onde seria a fábrica ou quando a empresa espera iniciar a construção, mas disse que a parceria com a Toyota também é essencial para esse projeto.

A parceria é tão sólida que Tetsuo “Ted” Ogawa, presidente e CEO da Toyota Motor North America, se juntará ao conselho de administração da Joby em 1º de julho. Com 39 anos de experiência na Toyota, hoje ele administra 14 fábricas na América do Norte.

Além do relacionamento de fabricante-investidor, as duas empresas têm trabalhado em conjunto também com a companhia aérea japonesa ANA, para explorar maneiras de lançar um serviço de táxi aéreo no Japão que se conecte ao transporte terrestre.

O futuro da inteligência artificial na aviação

Com todos esses avanços e planos ambiciosos, a Joby Aviation parece estar no caminho certo para revolucionar a forma como nos movemos. Com a crescente presença da inteligência artificial em diversos setores, não é de surpreender que a mobilidade seja uma das áreas a se beneficiar.

A IA unida à expertise de anos de gigantes da indústria trazem uma perspectiva bastante otimista para o setor. Unindo a tecnologia à experiência, o transporte aéreo tende a ter uma curva ascendente de desenvolvimento acelerado e consistente, trazendo oportunidades para outras companhias entrarem no jogo.

O futuro das viagens e do transporte pessoal pode estar próximo de uma nova realidade. Será que estamos mais próximos dos Jetsons do que imaginamos?

O primeiro protótipo de aeronave de produção de Joby – Fonte: Joby Aviation

Fonte: TechCrunch

Futuro Relativo

Futuro Relativo

Um espaço de divulgação, de diálogo, de pensar e porque não dizer, de construir o futuro 🪐
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categorias