Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Qual é a cor do Sol?

Quando pensamos no Sol, a maioria de nós imediatamente o imagina como amarelo, certo? Mas tem umas ideias circulando por aí sugerindo que o sol mudou de amarelo para branco com o passar do tempo. Será? Qual é a cor de verdade?

A realidade é que o sol, tecnicamente falando, é branco. A percepção da sua cor, no entanto, é influenciada por vários fatores, como a atmosfera terrestre e a própria maneira como nossos olhos interpretam as cores. 

Para entendermos melhor, precisamos voltar aos anos 1850 e dar uma breve olhada na termodinâmica. Lá, surge o conceito de “corpo negro“, que é, basicamente, um objeto que absorve toda a radiação que o atinge. 

O sol é uma esfera de plasma(o quarto estado da matéria) quente, e comporta-se de maneira semelhante, emitindo luz em todo o espectro visível e, curiosamente, parece que ele é mais brilhante nas partes azul e verde do espectro. Mas, então, por que não o vemos como verde-azulado?

A cor do sol depende de nós

Aí que está a magia da biologia humana. Nossos olhos possuem três tipos de células cone, responsáveis por detectar a luz. Se a luz incidente for igualmente brilhante em todo o espectro visível, perceberemos a cor como branca. Astronautas, por exemplo, veem o sol como branco no espaço.

No entanto, aqui na Terra, nossa atmosfera entra em jogo, dispersando a luz solar. A luz azul dispersa mais do que a vermelha, dando ao nosso céu sua cor azul característica. E é por causa desse processo que o sol parece um pouco mais amarelo para nós.

Nosso cérebro também tem um papel importante. Ele interpreta a cor de forma relativa, comparando a cor de um objeto com outros em nosso campo de visão. Isso pode fazer com que o gigante incandescente pareça ainda mais amarelo, especialmente quando contrastado com o azul do céu.

E o que dizer sobre aquelas belas imagens do sol ao nascer ou se pôr, exibindo tons de amarelo, laranja e até vermelho? Isso ocorre porque, nesses momentos, ainda mais luz azul e verde é dispersa, intensificando essas cores.

Quanto aos rumores de que o sol teria mudado de cor, de amarelo para o branco, obviamente parece não ser o caso. E tem mais, se uma constatação astronômica dessas tivesse sido confirmada, imagina o alvoroço que estaria sendo!

A cor, no fim das contas, é um fenômeno subjetivo e varia de um observador para outro. E no que diz respeito ao nosso sol, embora possa não ser o amarelo brilhante que muitas vezes imaginamos, ele continua sendo uma maravilha da natureza que merece nossa admiração!

Já que estamos nesse assunto… e a cor das estrelas? Você realmente sabe qual é? Clica aqui pra conferir!

Mas, ei! Cuidado!

Uma pequena pausa aqui: embora o sol seja fascinante e essencial para a nossa existência, olhar diretamente para ele não é uma boa ideia.

Aquele brilho todo não é apenas luz visível, existe a luz infravermelha, que pode ser bastante danosa para a retina, uma camada sensível à luz na parte de trás do olho. 

Quando a radiação infravermelha é absorvida pela retina, ela é convertida em calor. A exposição prolongada ou intensa pode levar a lesões térmicas. Esse tipo de dano é mais comum em situações em que alguém olha diretamente para o Sol. É essencial usar proteção ocular adequada, especialmente durante eventos como eclipses.

A mãe natureza, sabiamente, nos programou para evitar olhar direto para o sol, não vamos ignorar isso, não é mesmo?


Fonte: Scientific American

Futuro Relativo

Futuro Relativo

Um espaço de divulgação, de diálogo, de pensar e porque não dizer, de construir o futuro 🪐
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors