Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Reunião chata? Trabalho para a IA! Conheça esta e outras maneiras onde o novo software da Microsoft pode atuar

As opções de ferramentas de IA para facilitar a rotina de trabalho não param de surgir. Sabe aquela reunião que você não tá a fim de ir? Manda a inteligência artificial! Bem, pelo menos é isso que a Microsoft promete com o lançamento de seu mais novo assistente de IA, o Microsoft 365 Copilot.

Previsto para ser lançado no dia 1 de novembro, após testes bem-sucedidos, o Copilot é integrado diretamente nos aplicativos de escritório da Microsoft. Isso significa que ele pode ser uma ferramenta valiosa para otimizar seu fluxo de trabalho.

Naquela reunião via Microsoft Teams Aquelas que a gente nem sempre quer estar, o novo software pode ser seus olhos e ouvidos, resumindo o que aconteceu enquanto você focava em outras tarefas.

Outra funcionalidade é ajudar a organizar aquela montanha de e-mails, documentos do Word, gráficos e apresentações de PowerPoint. Em um piscar de olhos, ele pode elaborar e-mails, criar documentos e até gerar apresentações – tudo isso com um toque profissional, mas ainda com espaço para personalização.

A visão da Microsoft para este produto é clara: eliminar o “trabalho maçante” que todos nós, em algum momento, já desejamos que pudesse ser automatizado. 

Mas claro que as preocupações também existem. Há quem acredite que ferramentas como essa poderiam, a longo prazo, substituir trabalhadores, e mais do que isso, existe o receio de empresas se tornarem excessivamente dependentes de assistências movidas por inteligência artificial.

Falando em trabalho, esse monte de tecnologia pode nos fazer querer adotar todas! Mas será que machine learning, por exemplo, é para qualquer empresa? Clique aqui!

Além das reuniões: As preocupações

Com a inteligência artificial cada vez mais presente em nossas vidas, países como China e Europa têm estabelecido regras sobre sua interação com seres humanos, defendendo que as pessoas precisam saber quando estão interagindo com uma inteligência artificial, colocando então questões sobre transparência e ética.

Collette Stallbaumer, chefe do Microsoft 365, aponta que a responsabilidade de esclarecimento deve ser do usuário. Ela ressalta que, embora a ferramenta possa gerar conteúdo, sempre haverá um humano no controle final. A União Europeia, por outro lado, acredita que as empresas que desenvolvem essas ferramentas devem garantir seu uso responsável.

O trabalho com o Copilot

A editora da BBC, Zoe Kleinman testou o trabalho do Copilot e contou como foi sua experiência.

A tecnologia por trás do Copiloto é avançada e baseia-se em sistemas semelhantes ao ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, empresa que já recebeu pesados investimentos da Microsoft. Durante um teste, observou-se o Copilot resumindo uma longa sequência de e-mails com confiança e sugerindo uma resposta breve. Tudo de maneira fluída e intuitiva.

Além disso, foi demonstrada sua capacidade de transformar um documento do Word em uma apresentação PowerPoint em apenas 43 segundos. A inteligência artificial sabe quando usar imagens do próprio documento ou quando buscar em sua coleção de imagens isentas de royalties.

Entretanto, nem tudo é perfeito. Por exemplo, ao ser solicitado para tornar uma apresentação mais “colorida”, o Copilot não entendeu o pedido, mostrando que ainda há espaço para melhorias.

Custos e limitações

O preço do Copilot está estimado para $30 por mês, e ele funciona somente com uma conexão à internet. Críticos expressaram preocupações sobre possíveis interrupções em empregos baseados em administração e sobre a dependência excessiva de tais ferramentas para o trabalho.

Carissa Veliz, professora associada do Instituto de Ética em IA da Universidade de Oxford, pondera sobre o que aconteceria em caso de falhas técnicas se as empresas ficassem muito dependentes dessa tecnologia. E será que mesmo não concordando com possíveis mudanças nas políticas de uso nós as aceitaríamos pela dependência dessas ferramentas?

O Microsoft 365 Copilot promete ser uma adição valiosa à rotina não só para nos livrarmos daquela reunião chata, mas para organizar nosso trabalho. O ponto importante é estar atento à responsabilidade no uso dessas ferramentas, tanto quanto à segurança de dados como ter um plano para caso elas falhem.

Fonte: BBC

Futuro Relativo

Futuro Relativo

Um espaço de divulgação, de diálogo, de pensar e porque não dizer, de construir o futuro 🪐
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categorias