Se você está um pouco preocupado com a Inteligência Artificial e como ela pode mexer com seu trabalho, sua indústria e seu futuro, relaxa. Você não está sozinho nessa! Olhar com atenção para a IA é importante porque ela está prestes a balançar tudo – mudando o que fazemos, os cargos e funções disponíveis e quem os está fazendo. Essa mudança vai ser diferente de qualquer coisa que já vimos antes. Mas calma, temos alguns dados para você se preparar e mandar muito bem nessa nova era.
A gigante onda do crescimento da IA: Vai surfar essa?!
A IA está bombando e você pode entrar nessa onda também. Dá uma olhada:
- O uso de IA nos EUA deve crescer para 77,8 milhões de usuários em 2023. Isso é um salto de 7,8 milhões de usuários em 2022.
- Espera-se que tenhamos 117 milhões de usuários até 2025.
- A maior parte desse crescimento será impulsionada pela aplicação da IA no local de trabalho. Isso inclui coisas como aprendizado de máquina, redes neurais, processamento de linguagem natural e robótica.
- O Chat GPT da OpenAI está liderando o caminho, com previsões de um aumento de 882% no uso.
- Até 2024, espera-se que 25% de todos os usuários da Internet usem o ChatGPT.
- Os usuários mais prováveis são: Geração Millennials: 21%, Geração X: 19%, Geração Z: 14%
Fonte: Insider Intelligence.
Seja você um dono de negócio, um gestor ou um funcinário já pensou em levar discussões sobre a implementação responsável da inteligência artificial na sua empresa? Clicando aqui, você pode conferir 5 pontos importantes para argumentar sobre esse novo cenário.
Quais países mais usam Inteligência Artificial?
Olha esse panorama da porcentagem da população desses países que já abraçaram a IA:
- Índia: 63%
- Cingapura: 49%
- Alemanha: 46%
- Austrália: 35%
- França: 31%
- Reino Unido: 31%
- EUA: 26%
- Japão: 15%
Fonte: UiPath.
Tá na hora de avaliar a sua profissão e indústria!
Uma maneira de se preparar para o que está por vir é antecipar as áreas em que a IA terá mais impacto. Aqui vão algumas ideias pra você:
- As organizações estão buscando ganhos de produtividade com a IA.
- 75% do valor criado pela IA será em operações de atendimento ao cliente, marketing e vendas, engenharia de software e P&D.
- As indústrias onde a IA terá os maiores efeitos serão bancos, tecnologia e ciências da vida.
Fonte: McKinsey Digital.
Tá na hora de avaliar o seu trabalho
Sabe aquelas revoluções tecnológicas do passado que mexeram mais com funções operacionais, que contavam com mais esforço físico, do que com os que exigem conhecimento especializado? Pois é, essa onda da IA vai ser diferente. Ela está mexendo mesmo é nas tarefas que exigem raciocínio, e terá maior probabilidade de afetar as tarefas cognitivas. Quer ver só alguns dados sobre isso?
- O impacto potencial nos cargos que requerem educação de nível de mestrado ou doutorado é de 57%.
- Isso é comparável aos cargos que demandam um diploma de ensino médio, que é 64%.
Fonte: McKinsey Digital.
Você será substituído pela IA?
Já ouviu aquela frase: “Você não será substituído pela IA, mas por alguém que sabe usá-la”? Pois é, é bem real. Então, além de ficar de olho em como a inteligência artificial pode mudar sua carreira, que tal pensar em como você pode usar a inteligência artificial para melhorar o que você faz?
- 66% das pessoas dizem que estão interessadas em usar a inteligência artificial em suas funções,
- 33% querem usar essa tecnologia para ajudar a fazer as coisas mais rápido,
- 28% pretendem obter treinamento em novos conjuntos de habilidades,
- 18% usam para ter uma agenda mais eficiente,
- 30% pensam em combinar o currículo delas com vagas dentro da empresa,
- 14% utilizam para eliminar tarefas mais básicas para que possam focar nas que exigem habilidades mais avançadas (e o salário melhor que vem junto).
A inteligência artificial terá impactos significativos na tomadas de decisão, colaboração, comunicação, documentação, processos de aplicação de expertise, gerenciamento e interface com as partes interessadas.
Até o ChatGPT já foi substituído em algumas situações! Isso faz parte da evolução no mercado, por isso é preciso entender quais os pontos importantes para se qualificar e se posicionar para aproveitar os benefícios da inteligência artificial.
Fonte: Amdocs.
É melhor ir na moral…
Quando você começar a mexer a se aventurar com essa nova tecnologia, é bom ficar esperto. Aqui vão algumas coisas que você precisa lembrar:
- 8 em cada 10 empresas têm políticas para orientar o uso da IA.
- 51% das empresas estão preocupadas com desinformação, imprecisão, deep fakes e perda de controle sobre o conteúdo.
- 49% também estão preocupadas com segurança e segurança em termos de ataques cibernéticos ou violações de dados.
Fontes: Insight: Forneceu os dados sobre a proporção de empresas que têm políticas para orientar o uso da IA generativa. MITRE and Harris Poll: Forneceu os dados sobre as preocupações das empresas com a IA, incluindo desinformação, imprecisão, deep fakes, perda de controle sobre o conteúdo, e preocupações de segurança como ataques cibernéticos ou violações de dados.
Será que a IA está chegando no seu trabalho?
Lembra quando a luz elétrica chegou e os caras que acendiam lampiões ficaram sem trampo? Ou quando as máquinas de costura tomaram o lugar de costureiros que costuravam à mão? Essas foram revoluções tecnológicas que mexeram com trabalhos mais operacionais. E já que a com a inteligência artificial a coisa parece ser diferente, como vai ficar? Quais são os empregos e profissões com mais probabilidade de serem substituídos? Dá uma olhada nessa lista (os números mostram a probabilidade percentual de automação técnica):
- Suporte de escritório (87%)
- Trabalho de produção (82%)
- Serviços de alimentação (78%)
- Instalação e reparo mecânico (67%)
- Serviços comunitários (65%)
- Agricultura (63%)
- Profissionais de negócios e jurídicos (62%)
- Profissionais STEM (57%)
- Atendimento ao cliente e vendas (57%)
- Educação e treinamento de força de trabalho (54%)
- Construtores (53%)
- Criativos e gestão de artes (53%)
- Serviços de transporte (49%)
- Gerentes (44%)
- Auxiliares de saúde, técnicos, bem-estar (43%)
- Profissionais de saúde (43%)
- Manutenção de propriedades (38%)
Fonte: McKinsey Digital.
Se seu cargo ou profissão estão nessa lista, talvez seja a hora de abrir a mente para novos aprendizados e jeitos diferentes de fazer as coisas. E se não tiver entre os que devem ser mais afetados, fica ligado em como a inteligência artificial pode estar mexendo com o seu papel ou com a sua empresa – assim você pode aproveitar novas oportunidades conforme elas vão aparecendo.
O futuro está esperando a gente
A inteligência artificial com certeza vai dar uma reviravolta no mercado – de jeitos que a gente já tá ligado e de outros que ainda nem dá para imaginar. A ideia é ficar de olho nas novas nos movimentos acelerados para conseguir ficar na crista da onda, impulsionar seu próprio crescimento pessoal e profissional nesse mundo novo e cheio de desafios.
Fonte artigo: Forbes