Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Amazon anuncia investimento de US$ 100 milhões em iniciativas de IA generativa

Que a inteligência artificial da Amazon opera por algoritmos muito eficientes a gente já sabe. Mas você ouviu a última dessa gigante do comércio eletrônico?

Amazon anunciou recentemente a injeção de nada menos que $100 milhões em um programa voltado para iniciativas de IA generativa. E aqui você vai entender porque isso é tão importante.

crédito da imagem: Unsplash

Para começar, o que é inteligência artificial generativa?

Essa tal de “IA generativa” é uma forma avançada de inteligência artificial que tem como objetivo criar coisas novas, desde textos, até imagens, sons, ou o que mais a imaginação permitir. 

Ela não apenas armazena, interpreta e aprende com os dados, mas também é capaz de gerar algo novo a partir deles. Ela opera na fronteira da inovação tecnológica, tornando-se uma ferramenta incrivelmente poderosa e transformadora.

Agora, voltando à Amazon

O objetivo dessa injeção de recursos é dar suporte aos clientes e parceiros interessados nessa tecnologia. O programa, batizado de AWS Generative AI Innovation Center, vai conectar cientistas de dados, estrategistas, engenheiros e arquitetos de soluções da AWS a clientes e parceiros para acelerar inovações no campo da IA generativa.

Pense nisso como uma aceleradora de ideias: eles vão ajudar empresas a imaginarem e planejarem as melhores formas de usar essa poderosa ferramenta em seus negócios, com base em práticas e expertise do setor.

E como isso vai funcionar na prática?

Segundo Sri Elaprolu, o chefe do centro de inovação da AWS, os $100 milhões serão investidos em pessoas, tecnologia e processos para apoiar trabalhos com clientes da AWS, ajudando-os a criar e lançar novos produtos e serviços com a IA generativa.

Elaprolu disse que os clientes empresariais estão muito interessados nessa tecnologia, e buscam orientação e ajuda na AWS. O centro de inovação vai ajudar a construir planos, identificar os melhores casos para usar essa inteligência artificial, desenvolver soluções em fase de prova de conceito e criar um caminho para torná-las prontas para produção.

Os participantes do programa terão acesso a workshops gratuitos, treinamento, além de acesso a produtos AWS como o serviço de geração de código CodeWhisperer e a plataforma Bedrock para modelos de geração de texto.

O centro de inovação vai priorizar, inicialmente, o trabalho com clientes que já procuraram a AWS com planos ou solicitações para assistência em IA generativa. Além disso, terão prioridade organizações dos setores de serviços financeiros, saúde e ciências da vida, mídia e entretenimento, automotivo e manufatura, energia e utilitários e telecomunicações.

crédito da imagem: urPhoto/Getty Images

Não é só coisa da Amazon…

Vale lembrar que a Amazon não está sozinha nessa corrida para ampliar o uso dessa tecnologia. Salesforce Ventures e Workday, por exemplo, planejam investir milhões em startups de IA generativa. A OpenAI, empresa por trás do popular chatbot ChatGPT (sim, aquele que parece ter resposta para tudo, que dá pra ficar trocando uma ideia… ué, quem nunca?), levantou um fundo de $175 milhões para investir em startups de IA. Até a Dropbox entrou na dança com um fundo de venture de $50 milhões voltado para IA.

Se você ainda não estava levando a IA a sério, é hora de repensar. A inteligência artificial está mudando o mundo, e a categoria generativa é uma das tecnologias mais promissoras desse campo, com um tem potencial para resolver problemas complexos, aumentar a performance humana e maximizar a produtividade.

Mexeu na produtividade, mexeu na receita. Mexeu na receita, é algo que não dá pra simplesmente ignorar.

O mercado de produtos e soluções de IA generativa tem previsão de atingir quase $110 bilhões até 2030, segundo estimativas da Grand View Research

Esse investimento pesado da Amazon na IA generativa e pode significar uma revolução na maneira como interagimos com a tecnologia, produzimos e consumimos.

Portanto, precisamos estar de olho em toda essa tecnologia, porque a inteligência artificial está só começando a mostrar seu poder.

Fonte: TechCrunch

Futuro Relativo

Futuro Relativo

Um espaço de divulgação, de diálogo, de pensar e porque não dizer, de construir o futuro 🪐
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categorias