A Intel não está pensando na Inteligência Artificial para alguns produtos: é para todos!
Durante a recente apresentação de lucros do segundo trimestre de 2023, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, declarou aos investidores que a empresa planeja inserir inteligência artificial em todos os seus produtos, sem que isso fique restrito aos chips premium Ultra.
Ainda este ano, a Intel vai lançar o Meteor Lake, o primeiro chip voltado para o consumidor final com um processador neural integrado para lidar com tarefas de aprendizado de máquina. E fiquem ligados! A próxima versão do Windows promete ser uma revolução com a chegada desse chip!
Gelsinger está muito confiante na inteligência artificial e deu uma visão de um futuro onde essa tecnologia vai gerar uma variedade incrível de efeitos e ferramentas: tradução de idiomas em tempo real, transcrição automática, ambientes de criação e conteúdo gerados em tempo real e novas ferramentas de produtividade.
Além disso, ele ressaltou que a aplicação da inteligência artificial será foco no cliente, ou seja, nos benefícios e melhorias direcionados aos usuários. Isso vale para todos nós, seja você consumidor, desenvolvedor ou representante de uma empresa.
E tem mais: a visão de Gelsinger sobre o futuro da IA é tão abrangente que ele vê essa tecnologia estando presente até mesmo em aparelhos auditivos, incluindo o dele!
Com essa aposta ousada, a Intel busca seu próprio caminho na corrida da inteligência artificial, um terreno atualmente dominado pela Nvidia, que fabrica os chips que potencializam a nuvem de IA.
Por que a Nvidia é tão importante para a Inteligência Artificial?
Você já deve ter ouvido muito sobre o importante papel da Nvidia, e só para garantir que todos estejamos na mesma página, a gente quer te contar por que a empresa é tão mencionada quando o assunto é inteligência artificial.
A aprendizagem de máquina, e mais ainda a aprendizagem profunda, exige um poder de processamento enorme para lidar com a quantidade gigantesca de dados e com as contas complicadíssimas que a gente tem que fazer.
E aí que a Nvidia entra! Eles dominam a tecnologia das GPUs, que são as Unidades de Processamento Gráfico (em inglês, Graphics Processing Unit), que são muito potentes para fazer muitos cálculos, todos ao mesmo tempo (o tal do processamento paralelo), o que as torna muito mais rápidas para essas tarefas do que as nossas velhas conhecidas CPUs.
Mas não para por aí, não! A Nvidia ainda foi além e criou um pacote de softwares chamado CUDA (Compute Unified Device Architecture), que permite aos desenvolvedores programar a GPU para acelerar um monte de tarefas.
A empresa está sempre buscando desenvolver soluções que juntam hardware e software focadas em aprendizado de máquina e inteligência artificial. Duas provas disso são a plataforma de IA deles, a NVIDIA AI, e a biblioteca para aprendizado profundo, a cuDNN.
Eles também lançaram placas de vídeo superpoderosas e otimizadas para o aprendizado profundo, como a linha Tesla e a plataforma Titan V.
A competitividade entre as Big Techs acaba gerando uma pressão para que o desenvolvimento da tecnologia avance com maior velocidade. Cada vez mais é improvável que haja uma desaceleração…percebeu que a concorrência entre Intel e Nvidia podem trazer muitas novidades nessa corrida da inteligência artificial, né?
E como tudo é muito novo, é importante estarmos informados tanto quanto possível sobre o que está rolando. Pensando nisso, selecionamos 10 coisas que você precisa aprender urgente para estar por dentro de tudo que está acontecendo nesse universo. Termos e conceitos essenciais para ninguém ficar boiando diante dessa nova realialidade. Você pode acessar o conteúdo clicando aqui! Não esquece de contar pra gente o que achou!
Fonte: The Verge