Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ozempic Econômico? Uma prática perigosa ganhou alcance nos EUA

A busca pelo emagrecimento aliada à desinformação tem feito o Ozempic estar no hype nas redes sociais. E como se não bastasse, lá ná gringa está rolando uma grande sensação entre os influenciadores, o que eles estão chamando de “Ozempic Econômico“. Essa nova moda promove o uso de laxantes e amaciantes de fezes para perder peso. 

Isso definitivamente não é uma boa ideia, e a ciência e a medicina alertam para os riscos dessa alternativa ao Ozempic que vem sendo popularizada entre os americanos. 

O que é esse tal de “Ozempic Econômico”?

É um termo que se refere a medicamentos normalmente usados como laxantes e amaciantes de fezes. A demanda por esses produtos disparou tanto nos Estados Unidos que há relatos de escassez nas farmácias. São produtos originalmente criados para auxiliar em problemas intestinais sendo esgotados por conta de uma tendência de emagrecimento.

Ozempic é um medicamento prescrito para o tratamento do diabetes tipo 2, e  contém um componente chamado semaglutide e, curiosamente, um dos seus efeitos colaterais é a perda de peso significativa. Isso fez com que muita gente buscasse esse medicamento com o intuito de emagrecer, causando sua escassez no mercado.

Dada a dificuldade de acesso ao Ozempic, muitos recorreram a alternativas de venda livre para tentar obter os mesmos efeitos de perda de peso. E é aqui que entra o “Ozempic Econômico”, diferente da berberina, outro produto apelidado de “Ozempic da natureza”.

Este “Ozempic Econômico” é o polímero polietilenoglicol 3350, também conhecido como PEG 3350. É um componente químico usado em uma variedade de produtos, desde cosméticos até tintas arqueológicas e combustível para mísseis. Na medicina, o PEG 3350 é vendido principalmente como laxante e amaciante de fezes.

Como ele atua no emagrecimento?

A ação desse composto no corpo é bastante específica. É um laxante osmótico. Isso significa que ele não é absorvido pelo corpo, mas, ao passar pelos intestinos, atrai água, tornando as fezes mais líquidas. Portanto, o “emagrecimento” ocorre devido à desidratação, logo, você está só perdendo água, e não gordura! Se você se pesar após uma dose generosa, pode até se sentir mais “leve”, porém, ao se reidratar, esse peso “perdido” retornará.

Vale ressaltar que o mecanismo do Ozempic genuíno é diferente. Ele age de maneira semelhante a um grupo de hormônios no corpo que regulam os níveis de açúcar no sangue e o peso. Efeitos como desacelerar a absorção de alimentos pelo estômago e diminuir o apetite contribuem para a perda de peso sustentada, bem diferente do PEG 3350, o “Ozempic Econômico”.

Os riscos do “Ozempic Econômico” para a saúde

Os perigos da desidratação são sérios, podendo levar a sintomas como tontura, dores de cabeça, boca seca e até alterações nos níveis de eletrólitos no sangue. 

Essa alteração no nível de eletrólitos do sangue diz respeito às variações nas concentrações de substâncias como sódio, potássio, e outros íons no corpo, que são fundamentais para diversas funções vitais.

Em situações mais extremas, o “Ozempic Econômico” pode comprometer a capacidade das células vermelhas de transportar oxigênio, causando fadiga e cansaço. Casos severos de desequilíbrio de eletrólitos podem afetar coração e músculos e levar a convulsões, confusão e coma.

Para determinados grupos, como idosos, pessoas com problemas renais, crianças muito pequenas ou aqueles com condições médicas específicas, os riscos são ainda mais altos.

Não menos importante são os efeitos colaterais comuns, que incluem irritação anal, vômitos, diarreia, náuseas, cãibras e inchaço abdominal. E se você pensa que o consumo contínuo é a solução, cuidado: o uso prolongado pode causar sintomas de abstinência, como constipação, inchaço e retenção de líquidos.

O óbvio que precisa ser dito quanto a emagrecimento

Se o objetivo é emagrecer, confiar em tendências de redes sociais não é a melhor estratégia. O “Ozempic Econômico”, apesar do burburinho, não é uma solução segura ou eficaz para perda de peso. 

A busca pelo emagrecimento sem a devida orientação pode causar problemas incontornáveis para a saúde. Procure um médico para avaliar o seu caso e a necessidade de incluir remédios para emagrecimento em sua rotina, lembrando que métodos mais seguros e eficazes e acessíveis estão disponíveis: uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos são sempre uma excelente combinação. Não há atalhos.

Se o seu caso de obesidade é mais grave, se você é iniciante na prática de exercícios, está buscando uma dieta mais balanceada, ou pode ter alguma limitação física para se exercitar, é fundamental procurar profissionais especializados para iniciar uma jornada de emagrecimento que trará benefícios e não novos problemas. 

Ozempic ou qualquer outro medicamento, precisa ter orientação médica. Cada ser humano é um organismo único que precisa ser avaliado por especialistas. Por mais que as redes sociais possam ser canal para alguns especialistas, eles não são maioria.

 Também é importante lembrar que o “espaço público” das mídias sociais não dão conta de toda a realidade da vida de uma pessoa, por isso o cuidado tem que ser redobrado quando formos considerar adotar qualquer prática mostrada ali em nossa vida particular. Aquilo que está ali é só uma parte da verdade (ou, às vezes, nada da verdade), cabe a cada um de nós ter um pensamento crítico diante do conteúdo que é veiculado ali.

Além do mais, cuidado com a armadilha de corpos perfeitos, isso além de mal para o corpo, faz mal para a mente!

Fonte: Nature

Futuro Relativo

Futuro Relativo

Um espaço de divulgação, de diálogo, de pensar e porque não dizer, de construir o futuro 🪐
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categorias