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YouTube testa recurso para acabar com bloqueadores de anúncios

O YouTube está testando um novo recurso para acabar com o uso de bloqueadores de anúncios. Para quem não tem a assinatura premium, se prepara, porque os testes já começaram.

Imagina você terminar de ver aquele terceiro vídeo do seu canal favorito e dar de cara com uma mensagem pedindo para desativar o adblocker ou assinar o serviço. Pois é… isso parece uma realidade próxima!

Usuários no Reddit postaram capturas de tela mostrando um aviso para aqueles que estão usando extensão de bloqueio de anúncios no desktop. A mensagem diz: “O player de vídeo será bloqueado após 3 vídeos”. E mais: “Parece que você pode estar usando um bloqueador de anúncios. A reprodução de vídeo será bloqueada a menos que o YouTube esteja na lista de permissões ou o bloqueador de anúncios seja desativado”. E tem mais, outro usuário postou uma captura de tela após o YouTube bloquear o acesso ao vídeo com a mensagem: “Os bloqueadores de anúncios violam os Termos de Serviço do YouTube”.

E se você estiver pensando “Ah, mas eu só assisto os vídeos pelo celular”, a coisa não fica mais fácil. Alguns usuários também relataram restrições aos bloqueadores de anúncios nos dispositivos móveis.

Em resposta às reações, o YouTube confirmou à TechCrunch que a mensagem de alerta faz parte dos testes que estão fazendo: “Estamos realizando um pequeno experimento, globalmente, que incentiva os espectadores com bloqueadores de anúncios ativados a permitir anúncios no YouTube ou experimentar o YouTube Premium“, afirmou a empresa em um comunicado.

O Google não está para brincadeira, e disseram que se os usuários não retirarem o adblocker para o YouTube, a empresa até pode desabilitar a reprodução de vídeos por algum tempo, em “casos extremos”. Isso é uma tentativa de estimular as assinaturas premium, algo que já vem sendo trabalhado pela empresa há algum tempo. 

No ano passado, por exemplo, a empresa realizou um teste pedindo aos usuários para comprar um plano pago para assistir vídeos em 4K. Até mesmo experimentaram exibir até 11 anúncios “não-puláveis” no início do vídeo para uma experiência sem interrupções.

Pelo jeito o Google está empenhado em subir o número de usuários pagantes que foi divulgado no ano passado, que estava batendo a marca de 80 milhões de assinantes entre as assinaturas do YouTube Music e YouTube Premium.

…E tem as boas notícias do YouTube

Recentemente a gente contou aqui sobre o novo recurso da plataforma, um dublador assistido por inteligência artificial. 

Esse curso de dublagem ainda não está disponível para todo mundo, mas a boa nova é que a ferramenta já está sendo testada por centenas de criadores.

No momento, a tecnologia suporta apenas alguns idiomas, incluindo inglês, espanhol e português, mas a promessa é que mais idiomas sejam adicionados em breve.

Mas a coisa fica ainda mais legal! A plataforma de streaming de vídeos do Google está trabalhando para fazer com que as faixas de áudio traduzidas soem como a voz do criador original do vídeo, com mais expressão e sincronização labial. Essas atualizações são esperadas para 2024, informou a porta-voz do YouTube, Jessica Gibby.

Até o momento não encontramos em nenhum lugar dizendo que a dublagem é feita automaticamente devido à geolocalização, mas parece que foi o que aconteceu. Entramos logados em nossa conta e quase que instantaneamente o título do vídeo mudou para português, e toda a narrativa foi no mesmo idioma.

Você pode conferir tudo isso no detalhe no nosso post, clicando aqui.

Embora a notícia dos adblockers possa deixar muita gente descontente, recursos como de dublagem, faz com que os vídeos ganhem muito mais alcance, democratizando o acesso aos conteúdos na plataforma.

Fonte: TechCrunch

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