Já se pegou navegando pelo YouTube, gastando mais tempo decidindo o que assistir do que realmente assistindo? Normal, né? Mas parece que o YouTube vai dar uma mãozinha na nossa indecisão! Eles decidiram tentar algo novo: resumos de vídeo gerados por inteligência artificial.
A novidade está no radar, mas o YouTube ainda está dando os primeiros passos. Atualmente, o recurso está sendo testado em um número limitado de vídeos em inglês e apenas um grupo seleto de usuários terá acesso a esta funcionalidade, que, aliás, parece bem legal.
Imagine: Chega de ficar tentando decifrar o assunto do vídeo pela descrição escrita por um humano ou tentar escolher pela thumb. Em vez disso, você receberá um resumo conciso composto por inteligência artificial do conteúdo, tornando seu processo de escolha muito mais fácil!
Esses resumos criados pela inteligência artificial não estão substituindo as descrições cuidadosamente pensadas pelos criadores de conteúdo, são simplesmente outra ferramenta para ajudar os espectadores a navegarem naquele monte de conteúdo e decidirem mais fácil. (Fiquei pensando aqui: Será o fim dos clikbaits?)
Você pode estar se perguntando, como posso participar dessa ação? Bem, normalmente, você pode se inscrever para experimentos do YouTube como esses se inscrevendo no YouTube.com/new. No entanto, esteja ciente de que alguns testes podem exigir uma assinatura do YouTube Premium.
Além do YouTube…
Esses resumos gerados por inteligência artificial não são um evento isolado no playground do Google. A gigante da tecnologia está avançando a todo vapor, explorando e expandindo os usos da IA generativa. Eles já anunciaram um recurso para a Play Store para resumir avaliações de usuários de aplicativos e têm trabalhado em ferramentas de inteligência artificial para seus aplicativos de produtividade do Workspace.
Inclusive o Google Assistente já está no radar entrar na onda! Clica aqui para saber mais.
E também tem outros players de tecnologia além do Google, como a Artifact, que têm tentado a mão com a inteligência artificial para gerar resumos de conteúdo online, mais especificamente, de artigos de notícias.
Agora uma coisa é fato, se esse experimento do Google se revelar um sucesso e receber um lançamento mais amplo, isso pode trazer algumas mudanças interessantes para a plataforma do YouTube. Qualquer mudança, especialmente essas impulsionadas pela inteligência artificial, podem mexer na forma como os criadores estruturam seu conteúdo.
Fonte: The Verge